domingo, 9 de fevereiro de 2020

2 Pedro 3:5


2 Pedro 3:5

2 Pedro 3:5 afirma: “Eles voluntariamente ignoram isto: que pela Palavra de Deus já desde a antiguidade existiram os céus e a Terra, que foi tirada da água e no meio da água subsiste”. Nesta passagem, Pedro responde à ignorância dos infiéis que insistem, com escárnio, que tudo permanece o mesmo desde o princípio da criação (v. 4). Ele mostra que houve duas intervenções catastróficas da parte de Deus em todo o mundo por meio de julgamentos no passado (vs. 5, 6), e que há uma terceira que virá (v. 7). O versículo 5 é uma referência ao julgamento que deixou a Terra no estado caótico descrito em Gênesis 1:2; o versículo 6 se refere ao julgamento do dilúvio nos dias de Noé, e o versículo 7 descreve um julgamento futuro após o Milênio, no final dos tempos.
Não obstante, os Criacionistas da Terra Jovem insistem que os versículos 5-6 se referem ao dilúvio. O versículo 6 certamente se refere a ele, mas o versículo 5 não. Todos que conhecem a história do dilúvio sabem que na ocasião as águas cobriam as montanhas mais altas (Gn 7:18-20); não havia nenhum pedaço de terra fora “da água”, como o versículo 5 declara[1]. O versículo 5, portanto, deve estar se referindo a outra coisa. Já que o que é descrito no versículo 5 é mencionado antes da descrição do dilúvio no versículo 6, a que mais esta passagem poderia estar se referindo nos 6 primeiros capítulos de Gênesis além do que é descrito em Gênesis 1:2?
A descrição da Terra em 2 Pedro 3:5 pode não se parecer com o que está descrito em Gênesis 1:2 quando as comparamos, mas realmente não há dificuldade em reconciliar as duas passagens quando nos lembramos de que a Bíblia é uma revelação progressiva da verdade. O que é dado no Velho Testamento é frequentemente expandido no Novo, onde mais detalhes são dados. Por exemplo, mais informações são dadas em 2 Timóteo 3:8 sobre os magos egípcios que resistiram a Moisés, as quais não saberíamos se tivéssemos apenas o relato do Velho Testamento. Da mesma forma, 2 Pedro 3:5 amplifica Gênesis 1:2. A partir da leitura do relato em Gênesis 1, poderíamos pensar que a água cobriu a Terra completamente, mas 2 Pedro 3:5 nos diz que havia partes da terra que estavam submersas e partes que não estavam. Olhando mais de perto Gênesis 1:2, vemos que não diz que a Terra estava totalmente coberta de água: é uma suposição dizer que estava. Pode se argumentar que somente no terceiro dia a terra apareceu. Novamente, a Escritura não diz isso; diz que a porção se tornou “seca” no terceiro dia. (A palavra “porção” em Gênesis 1:9-10 está em itálico, indicando que não está no texto hebraico). Colocando Gênesis 1:2 e 2 Pedro 3:5 juntos, aprendemos que quando a Terra estava “sem forma e vazia”, estava em um estado lacustre (parcialmente submerso).
W. Kelly observou “A passagem diante de nós [2 Pe 3:5-6] é, para alguns, aplicada apenas à constituição primitiva da Terra, para outros ao dilúvio. Está claro o suficiente que o apóstolo olha sucessivamente para cada uma delas” (“The Second Epistle of Peter” pág. 165.)


[1] N. do T.: A tradução de J. N. Darby de 2 Pedro 3:5 diz: ... tendo sua subsistência fora da água e na água

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma Publicação VERDADES VIVAS

O Livro impresso está  disponível  ➪   AQUI   O Livro eletrônico está disponível  ➪   AQUI Caso queria compartilhar este livro, segu...