domingo, 9 de fevereiro de 2020

Evidência Estrutural


Evidência Estrutural

As Escrituras foram redigidas de maneira cuidadosa e com precisão (por ser divinamente inspirada), e devem ser estudadas dessa maneira – “mandamento sobre mandamento, regra sobre regra” (Is 28:10). Isso significa que devemos prestar atenção aos menores detalhes da Palavra de Deus. É dito também aos que estudam a Escritura que eles devem “manejar [dividir] bem a palavra da verdade” (2 Tm 2:15). Isso significa que a Palavra de Deus tem divisões nela e que devemos observar essas divisões na busca de obter um entendimento da verdade. Os tópicos são demarcados por certos termos e frases recorrentes que definem parágrafos unificados de pensamento. Estes devem ser notados pelos que estudam a Bíblia. Um exemplo disso pode ser visto nos cinco livros dos Salmos; cada livro é cuidadosamente delimitado terminando com as frases: “Amém e Amém” ou “Louvai ao SENHOR” (Salmos 41:13, 72:19, 89:52, 106:48, 150:6).
A primeira divisão na Palavra de Deus, que aqueles que estudam a Escritura devem notar, é a que há entre Gênesis 1:2 e Gênesis 1:3. A estrutura do relato bíblico indica isso. Isso pode ser visto observando que os seis dias da passagem são divididos por duas frases recorrentes que indicam o início e o fim de cada dia. O primeiro dia começa com “E disse Deus” e termina com “E foi a tarde e a manhã: o dia primeiro”. Essas duas frases repetidas funcionam como delimitadores para cada dia. Esse padrão continua em todo o relato. Isso mostra claramente que o primeiro dia começa no versículo 3, e não no versículo 1, como os Criacionistas da Terra Jovem dizem. Ensinar de outra forma é desconsiderar esse padrão que Deus estabeleceu em Sua Palavra.
Isso mostra que os dois primeiros versículos são um parágrafo separado do que se segue no restante do capítulo. As coisas mencionadas nestes dois versículos, portanto, são ações que claramente não ocorreram ao mesmo tempo que as coisas mencionadas no restante do capítulo. Essa quebra no texto indica uma lacuna entre as duas obras de Deus, a criação e a reconstrução, sem mencionar quanto tempo durou esta lacuna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma Publicação VERDADES VIVAS

O Livro impresso está  disponível  ➪   AQUI   O Livro eletrônico está disponível  ➪   AQUI Caso queria compartilhar este livro, segu...