Isaías 45:18
Isaías 45:18 diz: “Porque assim diz o SENHOR que tem criado os céus,
o Deus que formou a Terra e a fez; Ele a estabeleceu, não a criou vazia, mas a
formou para que fosse habitada.” A palavra traduzida como “vazia [um caos – JND]” neste
verso (“tohu” no hebraico) é a mesma palavra usada em Gênesis 1:2,
traduzida como “sem forma” na Almeida Revista e Corrigida. Assim, quando
Gênesis 1:2 diz que a Terra era “sem forma [um caos] e vazia; e havia trevas
sobre a face do abismo”, não poderia estar se referindo à ação inicial de
criação de Deus porque Isaías 45:18 afirma enfaticamente que Deus não a criou
dessa maneira – isto é, primeiro criando matéria “sem forma”. W. Kelly
disse: “Deus não criou uma massa de materiais desordenados”. Sabendo disso,
fica claro que Gênesis 1:2 é uma descrição do estado no qual a Terra caiu após
sua criação.
Em geral, quando Deus cria, é de maneira perfeita e completa. Ele
não começa com uma massa de elementos e, em seguida, constrói pouco a pouco em
direção a um produto acabado. Mas quando Ele faz (como na reconstrução
da Terra), Ele frequentemente faz isso; Ele edificará uma coisa sobre a outra até
que Sua obra seja concluída. Sendo assim, Gênesis 1:2 não poderia ser a
descrição da obra criativa de Deus, porque Ele não cria algo incompleto. W.
Scott enfatiza esse ponto: “A cena de total desolação, tão detalhadamente descrita
no segundo verso da Bíblia, não era a obra criativa de Deus, pois Sua obra
[criativa] é perfeita” (“The Two Trees of
Paradise”, pág. 5). Ele também aponta que a declaração frequentemente
usada, “em seis dias o SENHOR criou os céus e a Terra”, não é encontrada
na Escritura. A Bíblia diz: “Porque em
seis dias fez o SENHOR os céus e a Terra” (Êx 20:11, 31:17).
Um olhar mais atento a Gênesis 1:2 indica três condições na qual a Terra
passou – a devastação, o vazio e as trevas. A palavra traduzida como “era” (“hay’thah” no hebraico)
na Almeida Revista e Corrigida e versão inglesa King James, de acordo com
muitos estudiosos, deveria ser traduzida como “tornou-se”. Por exemplo, J. N.
Darby disse: “Eu dificilmente acho que “hay’thah” (“era”) aqui signifique simples existência, mas sim ‘tornou-se’...
um estado no qual ela passou a estar” (“Notes
and Comments on Scripture” vol. 1, pág. 111). A passagem, portanto, poderia
ser lida: “E a Terra tornou-se
sem forma e vazia”. “Tornou-se” indica que houve uma mudança de condição
naquilo que Deus tinha criado, e assim confirma que Ele não havia criado a Terra
naquele estado caótico. Somente no livro de Gênesis, existem 17 passagens onde
essa palavra (“hay’thah”) é traduzida como “tornou-se”. Não conhecemos o porquê dos tradutores da versão King James,
ou da Almeida Revista e Corrigida, terem escolhido usar “era” em Gênesis 1:2, já que eles traduziram a mesma palavra como “tornou-se” em tantos outros lugares. A
Nova Versão Internacional (uma das traduções favoritas de muitos Criacionistas
da Terra Jovem) afirma em uma nota de rodapé que a leitura alternativa para “era”
é “tornou-se”.
Muitas vezes foi perguntado, se Gênesis 1:2 é a descrição de um estado
decaído, quem ou o que causou isso? A Escritura se cala quanto a qualquer
afirmação direta sobre isso; entretanto, a resposta a essa questão pode ser
encontrada nas palavras “sem forma
[caos]” (“tohu”) e “vazia”
(“bohu”). É significativo que em cada um dos outros cinco lugares na
Bíblia onde essas palavras são usadas, elas são sempre o resultado de um ato de
julgamento em conexão com o pecado (Is 24:1, 34:11, 45:18; Jr 4:23; Na 2:10).
Seria, portanto, seguro – e consistente com toda a Escritura – assumir que esse
é o caso em Gênesis 1:2.
Mas que julgamento seria esse, e sobre quem ou o quê? Das referências
precedentes, podemos deduzir que isso seria o resultado das operações
pecaminosas de Satanás, pois, até onde a Escritura revela, ele e seus anjos
eram as únicas criaturas existentes naquele momento com tal poder para operar
pecaminosamente. Visto que é o caminho normal de Satanás estragar e corromper o
que quer que Deus faça, podemos deduzir que, ao ser expulso da morada de Deus
(Ez 28:11-19), ele corrompeu e destruiu a Terra, e Deus a encerrou com um ato
de julgamento. Não podemos afirmar enfaticamente que esta é a causa do estado
caído e caótico da Terra, mas é consistente com o teor da Escritura.
Aqueles que defendem a ideia da “Terra Jovem” rejeitam isso porque para existir
a morte e o julgamento deveria ter havido pecado. Eles acham que uma vez que
Romanos 5:12 afirma que o pecado e a morte entraram no mundo quando Adão
desobedeceu a Deus, ele não poderia estar envolvido na cena que Gênesis 1:2
descreve, porque naquele ponto, Adão ainda não existia. No entanto, isso é um equívoco.
Romanos 5:12 não está se referindo ao pecado e à morte entrando na criação
original, mas sobre o pecado e a morte que entrou no mundo adâmico,
do qual Adão era a cabeça. É um erro pensar que o pecado não existia até Adão.
A Bíblia indica claramente que Satanás foi o primeiro pecador. Ele pecou antes
de Adão e, consequentemente, foi expulso da morada de Deus como tal. Isto pode
ser facilmente provado pelo fato de que ele estava no jardim do Éden
trabalhando de maneira pecaminosa, mentindo e enganando a mulher antes
que ela e seu marido tivessem desobedecido a Deus (Gn 3:1-7).
Apesar disso, os Criacionistas da Terra Jovem rejeitam a ideia de que o
pecado e a morte existiam antes que Adão pecasse, porque Gênesis 1:31 diz: “E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis
que era muito bom”. Eles não acreditam que Deus poderia dizer isso se a
crosta terrestre estivesse repleta de fósseis com marcas de doença, violência,
morte e decadência. Eles perguntam: “Como Deus poderia chamar aquilo de
muito bom?” No entanto, uma leitura mais atenta do versículo mostra que Deus
estava se pronunciando sobre o que Ele havia “feito” nos seis dias de reconstrução, não sobre o que havia
sido arruinado na criação anterior. Ele disse que “tudo quanto tinha feito” (nos seis dias) “era muito bom”. Uma simples leitura da
passagem é tudo o que é necessário aqui.
A passagem de Marcos 10:6 tem sido apresentada para provar que o homem
era parte da criação mencionada em Gênesis 1:1. No entanto, “desde o princípio da criação”, do qual
o Senhor fala em Marcos 10:6, não é a criação dos céus e da terra, mas a
criação do homem em Gênesis 1:26-27.
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