domingo, 9 de fevereiro de 2020

A Bíblia – A Autoridade Final para a Resposta


A Bíblia – A Autoridade Final para a Resposta

Uma resposta fidedigna a essa diferença de opinião não será encontrada nos voltando para a ciência, ou para os registros fósseis, ou mesmo à razão humana, mas nos voltando para a Palavra de Deus. Ela é a autoridade máxima para nós os que cremos. Nossa pergunta, portanto, deve começar com: “O que a Palavra de Deus diz sobre esse tema?” Um exame de Gênesis 1 indica que houve, de fato, uma criação original dos “céus e a Terra”, e que a Terra passou para um estado caótico que era “sem forma [um caos – JND] e vazia” onde as “trevas” prevaleciam em toda a cena. Quanto tempo se encontrou naquela condição caótica não nos é dito, mas nos é dito que chegou um ponto em que Deus agiu e “fez” (uma obra de reconstrução) uma nova Terra e céus (Êx 20:11, 31:17; Sl 33:6). Isso levou muitos irmãos respeitados que ensinam sobre a Bíblia a concluir que existe uma lacuna no relato entre essas duas obras de Deus. Os Criacionistas da Terra Jovem acusam a esses de estarem acrescentando uma lacuna à Escritura, quando na verdade, esses irmãos estão simplesmente observando o fato de que Deus não nos revelou quando Ele iniciou Sua obra criativa num passado sem data e por quanto tempo a Terra permaneceu em um estado caído antes que Ele empreendesse Sua obra de reconstrução. Esses estudiosos respeitados acreditam que seria um erro dizer que Gênesis 1:1-2 é a mesma obra de Gênesis 1:3-31 à luz das evidências da Escritura que estamos prestes a considerar.
No relato da criação, é importante notar que a Palavra de Deus usa três palavras diferentes – “fez”, “criou”, e “formou” (Gn 2:4-7) – para descrever a obra de Deus: 
  • “Criou” (“bara”) – tem a ver com trazer algo à existência que nunca existiu antes, não usando materiais pré-existentes (Gn 1:1, 21, 27).
  • “Fez” (“asa”) – tem a ver com o uso de um material que foi criado anteriormente e transformá-lo em algo novo e diferente (Gn 1:31, 2:3-4).
  • “Formou” (“yasar”) – tem a ver com usar algo que foi feito e o remodelar, dando a ele uma nova forma para um propósito particular (Gn 2:7-8).

Isaías 43:7 menciona todos os três termos em um verso: “A todos os que são chamados pelo Meu nome, e os que criei para Minha glória; Eu os formei, sim, Eu os fiz” (Veja também Isaías 45:18). Assim, nos primeiros quatro dias da reconstrução, Deus estava apenas fazendo; no quinto dia, Ele estava fazendo e criando; e no sexto dia Ele estava fazendo, criando e formando; já no sétimo dia Ele não fez nenhuma dessas três coisas mencionadas.
Aqueles que defendem uma Terra jovem dizem que esses termos são usados alternadamente na Escritura e que todos se referem à mesma coisa. No entanto, uma olhada cuidadosa no relato da criação mostrará que eles não são usados de maneira intercambiável. Por exemplo, Gênesis 2:3 diz: “E abençoou Deus o dia sétimo e o santificou; porque nele descansou de toda a Sua obra, que Deus criara e fizera”. Se criara e fizera forem termos idênticos, isso seria uma afirmação redundante e sem sentido. Como regra, Deus não usa termos intercambiáveis em Sua Palavra. Se uma palavra diferente aparece no texto, é porque há um significado ou aspecto diferente em vista sobre o assunto em discussão. Isso é consistente em toda a Escritura, e “a Escritura não pode ser anulada” (Jo 10:35).
Criacionistas da Terra Jovem apontarão para Gênesis 1:26-27 para apoiar a sua ideia de que Deus usa termos intercambiáveis. Estes versículos dizem: “E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a Terra, e sobre todo réptil que se move sobre a Terra. E criou Deus o homem à Sua imagem; à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou”. Entretanto, essas palavras estão se referindo as três partes diferentes do homem. Gênesis 1:26 enfatiza o lado natural e físico do homem, que Deus fez, e Gênesis 1:27 se refere ao lado espiritual do ser humano que Deus criou quando fez o homem (Gn 2:7).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma Publicação VERDADES VIVAS

O Livro impresso está  disponível  ➪   AQUI   O Livro eletrônico está disponível  ➪   AQUI Caso queria compartilhar este livro, segu...