A Bíblia – A Autoridade Final para a Resposta
Uma resposta fidedigna a essa diferença de opinião não será
encontrada nos voltando para a ciência, ou para os registros fósseis, ou mesmo à
razão humana, mas nos voltando para a Palavra de Deus. Ela é a autoridade
máxima para nós os que cremos. Nossa pergunta, portanto, deve começar com: “O
que a Palavra de Deus diz sobre esse tema?” Um exame de Gênesis 1 indica que
houve, de fato, uma criação original dos “céus e a Terra”, e que a Terra
passou para um estado caótico que era “sem forma [um caos – JND] e vazia” onde as “trevas”
prevaleciam em toda a cena. Quanto tempo se encontrou naquela condição caótica
não nos é dito, mas nos é dito que chegou um ponto em que Deus agiu e “fez”
(uma obra de reconstrução) uma nova Terra e céus (Êx 20:11, 31:17; Sl 33:6).
Isso levou muitos irmãos respeitados que ensinam sobre a Bíblia a concluir que
existe uma lacuna no relato entre essas duas obras de Deus. Os Criacionistas da
Terra Jovem acusam a esses de estarem acrescentando uma lacuna à
Escritura, quando na verdade, esses irmãos estão simplesmente observando o fato
de que Deus não nos revelou quando Ele iniciou Sua obra criativa num
passado sem data e por quanto tempo a Terra permaneceu em um estado
caído antes que Ele empreendesse Sua obra de reconstrução. Esses estudiosos
respeitados acreditam que seria um erro dizer que Gênesis 1:1-2 é a mesma obra
de Gênesis 1:3-31 à luz das evidências da Escritura que estamos prestes a
considerar.
No relato da criação, é importante notar que a Palavra de Deus usa três
palavras diferentes – “fez”, “criou”, e “formou” (Gn 2:4-7)
– para descrever a obra de Deus:
- “Criou” (“bara”) – tem a ver com trazer algo à
existência que nunca existiu antes, não usando materiais pré-existentes (Gn 1:1,
21, 27).
- “Fez” (“asa”) – tem a ver com o uso de um material
que foi criado anteriormente e transformá-lo em algo novo e diferente (Gn 1:31,
2:3-4).
- “Formou” (“yasar”) – tem a ver com usar algo que foi feito e o remodelar, dando a ele uma nova forma para um propósito particular (Gn 2:7-8).
Isaías 43:7 menciona todos os três termos em um verso: “A todos os
que são chamados pelo Meu nome, e os que criei para Minha glória; Eu os formei,
sim, Eu os fiz” (Veja também Isaías 45:18). Assim, nos primeiros quatro
dias da reconstrução, Deus estava apenas fazendo; no quinto dia, Ele
estava fazendo e criando; e no sexto dia Ele estava fazendo,
criando e formando; já no sétimo dia Ele não fez nenhuma dessas
três coisas mencionadas.
Aqueles que defendem uma Terra jovem dizem que esses termos são usados
alternadamente na Escritura e que todos se referem à mesma coisa. No entanto,
uma olhada cuidadosa no relato da criação mostrará que eles não são
usados de maneira intercambiável. Por exemplo, Gênesis 2:3 diz: “E abençoou
Deus o dia sétimo e o santificou; porque nele descansou de toda a Sua obra, que
Deus criara e fizera”. Se criara e fizera forem termos
idênticos, isso seria uma afirmação redundante e sem sentido. Como regra, Deus
não usa termos intercambiáveis em Sua Palavra. Se uma palavra diferente aparece
no texto, é porque há um significado ou aspecto diferente em vista sobre o
assunto em discussão. Isso é consistente em toda a Escritura, e “a Escritura
não pode ser anulada” (Jo 10:35).
Criacionistas
da Terra Jovem apontarão para Gênesis 1:26-27 para apoiar a sua ideia de que
Deus usa termos intercambiáveis. Estes versículos dizem: “E disse Deus:
Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os
peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a Terra,
e sobre todo réptil que se move sobre a Terra. E criou Deus o homem à Sua imagem;
à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou”. Entretanto, essas
palavras estão se referindo as três partes diferentes do homem. Gênesis 1:26
enfatiza o lado natural e físico do homem, que Deus fez, e Gênesis 1:27
se refere ao lado espiritual do ser humano que Deus criou quando fez o
homem (Gn 2:7).
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