domingo, 9 de fevereiro de 2020

Conclusões e Considerações


Conclusões e Considerações

Há alguns pontos finais a considerar em conexão com a visão da “Terra Jovem” de Gênesis 1. As coisas que agora abordaremos têm a ver com os princípios sobre os quais a crença se baseia – o que acreditamos que está na raiz da interpretação.
A Visão da “Terra Jovem” Parece Refletir Uma Confiança Indevida no que os Cientistas Dizem e Não no que a Palavra de Deus Diz
Parece que a interpretação da “Terra Jovem” é baseada mais em testes científicos e descobertas geológicas do que no que a Escritura diz. Ver Cristãos que acreditam que a Bíblia é o guia e autoridade suprema sobre a qual todas as questões religiosas, morais ou de qualquer outra natureza são resolvidas, prontamente aceitando as coisas que os Criacionistas da Terra Jovem estão apresentando e rejeitando o que a geração mais antiga de estudiosos ensinou da Escritura, é desconcertante. A relativa facilidade com que os Cristãos abandonaram o que há muito tempo é aceito como ortodoxo[1] é alarmante. Basicamente, o que está sendo dito é que aqueles homens dotados e espirituais que minuciosamente interpretaram Gênesis 1 com uma lacuna (alguns dos quais são mencionados nas páginas iniciais deste livreto) estão enganados no que ensinaram, e que se eles soubessem o que sabemos da ciência hoje, não teriam ensinado essas coisas!
No entanto, isso questiona o julgamento espiritual e o discernimento desses talentosos e respeitados estudiosos da Bíblia. Excluir o que esses homens ensinaram porque cientistas instruídos (embora Cristãos) descobriram certas coisas em seus microscópios e telescópios é algo inacreditável. É realmente pôr a ciência acima da Palavra de Deus! Parece que os Cristãos de hoje confiam mais no discernimento dos cientistas do que no discernimento dos piedosos que ensinaram sobre a Bíblia! Isso realmente se resume a isso: Nosso entendimento da criação é baseado na ciência ou no que a Palavra de Deus diz? A Bíblia não diz: “Pela ciência, entendemos que foi o universo formado...”, mas sim, “Pela , entendemos que foi o universo formado... (Hb 11:3 – TB). A verdadeira ciência validará a Palavra de Deus, mas a “falsamente chamada ciência” milita contra a Palavra (1 Tm 6:20). No fundo de tudo isso, vemos uma confiança indevida na “ciência incerta da geologia” (W. Kelly) e uma triste falta de confiança no que nos foi ensinado da Palavra de Deus pelos mais confiáveis mestres da Bíblia.
Pode-se argumentar que os Criacionistas da Terra Jovem procuram apoio de tudo o que encontraram na ciência na Palavra de Deus. De fato, eles usaram a Escritura para apoiar sua crença, mas nós mostramos que eles não usaram a Palavra de Deus corretamente para apoiar suas conclusões sobre a criação. Coisas têm sido inferidas na Escritura para fazer a Escritura se encaixar em suas crenças. Por exemplo, eles afirmam que Gênesis 1:1-2 é parte dos seis dias, quando claramente não é. Eles também afirmam que criar, fazer e formar são a mesma coisa, mesmo que a Escritura mostre o contrário. Eles afirmam que Adão trouxe pecado e morte para a criação – e não Satanás. Dizem que os dinossauros foram criados ao mesmo tempo que os homens e viviam na Terra juntamente com eles. Se é assim, devem ter estado na arca de Noé, porque a Escritura diz que “dois de cada espécie” de animais entraram na arca (Gn 6:19-20). Sabendo que isso representa um problema devido ao seu enorme tamanho, alguns cientistas criacionistas nos dizem que esses dinossauros entraram na arca como bebês; outros dizem que morreram mais cedo – mas isso é pura especulação. É desnecessário dizer que inferir coisas na Escritura é uma maneira inaceitável de lidar com a Palavra de Deus. Ao fazer isso, as interpretações dos criacionistas da Terra Jovem tornam a Escritura (sobre este assunto) subserviente à ciência!
Quando as coisas na ciência parecem entrar em conflito com a Escritura, o Cristão deve se apegar à Escritura e colocar de lado estas coisas que a ciência (assim chamada) está dizendo. Isto é porque as coisas que são apresentadas como ciência podem não ser verdadeiramente ciência; são coisas que os homens aprenderam e eles podem estar enganados. A Escritura, por outro lado, nunca está errada. C. H. Mackintosh colocou isto de forma sucinta: “Os geólogos podem explorar as entranhas da terra e extrair dali materiais a partir dos quais querem adicionar e, em alguns casos, contradizer o registro divino. Eles podem especular sobre restos fósseis; mas o discípulo se firma com deleite sagrado sobre as páginas inspiradas” (“Notes on Genesis”, págs. 1-2). Em muitos casos, os Criacionistas da Terra Jovem não fazem isso. Eles se apegam ao que eles acham que a ciência está dizendo (quando parece favorecer uma Terra Jovem) e tentam interpretar a Escritura para apoiar suas conclusões erradas.


[1] N. do T.: Ortodoxo provém da palavra grega “orthos” que significa “reto” e “doxa” que significa “fé”. É o que está em conformidade com a doutrina tida como verdadeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma Publicação VERDADES VIVAS

O Livro impresso está  disponível  ➪   AQUI   O Livro eletrônico está disponível  ➪   AQUI Caso queria compartilhar este livro, segu...